Constituído em 2007 na sequência da actividade desenvolvida pelos Arq.os João Ribeiro de Carvalho e Miguel Ribeiro de Carvalho em atelier próprio e em colaboração com outros gabinetes.


A sua actuação assenta numa equipa estruturada de forma a dar resposta a todo o tipo de projectos nas áreas de Arquitectura, recorrendo à colaboração de técnicos e empresas com capacidade profissional reconhecida, adequados a cada caso. Os projectos são desenvolvidos desde a concepção à fase final da construção, privilegiando a pormenorização e definição dos materiais, no âmbito do Projecto de Obra, como garantia do cumprimento das soluções aprovadas, da correcta execução dos trabalhos de construção e de um rigoroso controlo dos respectivos custos.


A modelação dos espaço, na concretização de um programa a inserir numa determinada envolvente, é sempre estudada em colaboração com as especialidades técnicas necessárias. Assim, considera-se sempre no âmbito dos trabalhos a coordenação dos projectos complementares de engenharia e o acompanhamento dos processos nos percursos de licenciamento nos organismos oficiais.


A longa experiência ao nível do projecto e obra, aliada a uma actualização permanente face aos conhecimentos das novas ofertas de soluções e materiais, e à utilização de instrumentos de trabalho e ferramentas técnicas mais precisos, permite-nos criar propostas inovadoras, procurando satisfazer os objectivos do cliente.

João Ribeiro de Carvalho

Lisboa 1951.

Arquitecto pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), 1977 tirocínio profissional 1972 - 1977 no atelier dos arquitectos Jorge Soares de Oliveira e Luísa D'Orey até 1975 e com os arquitectos Manuel Magalhães e Graça Magalhães até 1982, integrando as equipas técnicas da SAAL para renovação urbana e acompanhamento das obras dos Bairros D. Leonor e Quinta do Alto de Lisboa.

Colabora com o Gabinete Intergraup, desde a sua fundação em 1981 até 1986.
Consultor e projectista das empresas Nacional de 1984 a 2004, sendo o autor da recuperação do Convento do Beato em Lisboa, com a Sofinac de 1988 a 1993, com o Centro de Reabilitação do Alcoitão de 1992 a 1994, com o Hospital Ortopédico de Sant'Ana na Parede de 1992 a 2000, com a Nutricafés de 2003 a 2011, com a Compal de 1993 a 2008, com a Sugal Idal de 2007 a 2011, com o Gabinete CPU de 1984 a 2004 e com o atelier OTO Arquitectos desde 1997.

Em regime de co-autoria com a arquitecta Carmo Mouzinho de 1990 a 2006.
Desenvolve projectos de arquitectura, na área de habitação, equipamento e serviços em atelier próprio desde 1973, constituindo em 2007 o Gabinete Ribeiro de Carvalho Arquitectos com Miguel Ribeiro de Carvalho, desenvolvendo essencialmente obras privadas.

Miguel Ribeiro de Carvalho

Lisboa 1980.


Iniciou o curso de arquitectura na Universidade Lusíada de Lisboa, em 1998, tendo estudado um ano no Politécnico de Milão, licenciando-se pela Universidade Autónoma de Lisboa em 2005.


No seu percurso profissional colabora com os arquitectos Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes, com o artista plástico José Barrias, na cidade de Milão, Itália. Em 2004 funda o atelier OTO Arquitectos e desde 1997 que desenvolve projectos em conjunto com João Ribeiro de Carvalho, constituindo em 2007 o Gabinete Ribeiro de Carvalho Arquitectos.


Em 2009 esteve presente com a OTO Arquitectos no WAF, World Architectural Festival, em Barcelona, com o projecto da Sede do Parque Natural da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, tendo feito parte da shortlist de projectos apresentados.
Em 2013 vence o Prémio Nacional de Arquitectura de Cabo Verde com o edifício da Sede do Parque Natural da Ilha do Fogo em colaboração com o OTO Arquitectos.


No decorrer da sua actividade, elabora projectos e obras nas áreas de Urbanismo, Arquitectura e Design, em Portugal, Cabo Verde, Angola e Moçambique.